Skip to main content

Deus odeia o divórcio
“Porque o Senhor Deus de Israel diz que odeia o repúdio… portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais inféis”. Ml. 2:16. “Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem”. Mc. 10:9
Deus não aprova o divórcio, pois o casamento faz do homem e da mulher UMA SÓ CARNE.

“Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Gn. 2:24. “Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal”. Rm. 7:2.

Você pode separar uma pessoa ao meio, sem que ela morra? Lógico que não!
Assim também, é impossível que um casal e seus filhos não sofram terríveis consequências quando se divorciam. Deus criou a LEI CONJUGAL: Quando um homem se une a sua esposa pelo LEI DO MATRIMÔNIO, ambos se tornam uma só carne, portanto, só estarão livres para contrair novas núpcias, quando o cônjuge morrer.
“Deus só AUTORIZA o DIVÓRCIO em caso de ADULTÉRIO e VIOLÊNCIA física”.

Vida abundante
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”. Jo. 10:10. “Se quiseres e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra…”. Is. 1:19-20.

O casamento foi criado por Deus para abençoar o ser humano e proporcionar momentos de alegria e comunhão entre o homem e a mulher, e os filhos que Deus lhes deu. Não devemos encarar o casamento como um castigo de Deus, mas como dádiva Divina. Deus deseja a nossa completa felicidade e realização. Sua vontade é boa, agradável e perfeita (Rm. 12:2). Embora o divórcio seja uma prática contrária à vontade de Deus, ele deseja que sejamos felizes e realizados no casamento.
“O PROPÓSITO de Deus é que o casal DESFRUTE das suas PROMESSAS e BÊNÇÃOS, gozando de COMPLETA HARMONIA e FELICIDADE”.

O segredo da felicidade
“Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”. Js. 1:8.
Não existe uma FÓRMULA MÁGICA para um homem e sua mulher serem felizes no casamento. O que faz a diferença num relacionamento é a PRÁTICA dos PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS, estabelecidos por Deus em Sua Palavra.

Todo ser humano é uma CAIXINHA de SURPRESAS: Tanto pode surpreender positivamente, demonstrando virtudes de caráter; como pode surpreender negativamente, demonstrando terríveis deficiências.
“Não existe CASAL PERFEITO; o que existe, são casais que fizeram a escolha de PRATICAREM PRINCÍPIOS BÍBLICOS, portanto, conseguem viver em harmonia, desfrutando das bênçãos de Deus”.

As dez atitudes que destréi um casamento
Precisamos ATENTAR DILIGENTEMENTE para esta palavra e EVITAR a todo custo, cometer estes ERROS que podem destruir o nosso CASAMENTO.

1ª Atitude: Estabelecer as próprias regras para o casamento
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. Pv. 3:5-6.

Todo casal precisa compreender um importante PRINCÍPIO ESPIRITUAL: “Deus só tem COMPROMISSO com a Sua Palavra”. É um GRAVE ERRO tentar se RELACIONAR com Deus, baseado em suas próprias REGRAS!
Para DESFRUTAR das BÊNÇÃOS de Deus, precisamos ser FIÉIS aos PRINCÍPIOS que Ele estabeleceu, fazendo da BÍBLIA SAGRADA a nossa REGRA de FÉ e de CONDUTA (Sl. 119:105).
“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”. Amós 3:3.
“Acabam as DISCORD NCIAS de OPINIÕES, quando o CASAL estabelece a BÍBLIA como REGRA de VIDA para a FAMÍLIA”.

2ª Atitude: Adotar uma linguagem agressiva
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe; e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem”. Ef. 4:29. “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal para saberdes como deveis responder a cada um” Cl. 4:6. “Linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito”. Tt. 2:8. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Pv. 15:2.

OFENSAS VERBAIS ofende o CÔNJUGE, comprometendo o RESPEITO, enfraquecendo o AMOR. É necessário estabelecer um PADRÃO de COMUNICAÇÃO baseado no AMOR – na PALAVRA de Deus e no RESPEITO. Entretanto, para isto, é necessário seguirem alguns CONSELHOS:
• Encher o CORAÇÃO com a PALAVRA de Deus: Jesus declarou: “A BOCA fala do que o CORAÇÃO esta cheio”. (Mt. 12:33-35).
• Desenvolver o DOMÍNIO PRÓPRIO: “Habilidade dada pelo Espírito Santo de exercer AUTOCONTROLE sobre os PENSAMENTOS SENTIMENTOS DESEJOS PALAVRAS e AÇÕES”.

3ª Atitude: Adotar uma atitude de acusação
“Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão”. Mt. 7:1-5.

Durante a CONVIVÊNCIA FAMILIAR, é natural que VEJAMOS FALHAS e DEFICIÊNCIAS em nosso cônjuge, e ele em nós. Temos a tendência de ACUSAR e COBRAR MUDANÇAS, demonstrando uma FORTE INTOLERÂNCIA. Troca de ACUSAÇÕES dá ao maligno, LEGALIDADE para gerar INTRIGAS e DISCÓRDIAS entre o casal, destruindo a PAZ e a HARMONIA no lar. Além do mais, se o meu FOCO são as FALHAS do meu cônjuge, acabo deixando de ENXERGAR e RECONHECER as minhas falhas, e deixo de experimentar as MUDANÇAS que o Espírito Santo deseja realizar em minha vida. O que fazer diante das ATITUDES do cônjuge que nos aborrece?
• Conversar com o cônjuge a respeito, expondo suas insatisfações, mas sem adotar um tom acusador e agressivo.
• Orar a Deus pedindo que o Espírito Santo o incomode e trabalhe em seu caráter.

4ª Atitude: Não se submeter a cobertura espiritual
“Obedeceis aos vossos pastores, e sede submissos para com eles; pois velam por vossas almas, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”. Hb. 13:17. “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos…“. Ef. 4:11-16. “Não havendo sábia direção cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança”. Pv. 11:14. “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito”. Pv. 15:22.

Todo casal precisa se submeter à COBERTURA PASTORAL, a fim de se PROTEGEREM contra as ASTUTAS CILADAS MALIGNAS. O ISOLAMENTO do casal deixa a FAMÍLIA vulnerável aos ataques e as ciladas malignas. Na MULTIDÃO dos CONSELHOS há SABEDORIA.
“Casal que caminha próximo ao LÍDER ESPIRITUAL, vive de forma mais SEGURA e PRUDENTE, desfrutando das BÊNÇÃOS da COBERTURA ESPIRITUAL”.

5ª Atitude: Procrastinar as decisões
“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando”. Tg 4:17. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Ec. 9:10.

Uma das atitudes mais nocivas para o casamento é a PROCRASTINAÇÃO: “Adiar as decisões, mudanças de hábitos e atitudes”. Muitos têm adotado essa postura; deixar para amanhã, aquilo que devem fazer hoje, e desta forma, os problemas vão se agravando, e o casamento chega ao fundo do poço. Quando acordam do sono, já é tarde demais. O negligente é irmão do desperdiçador. Precisamos identificar o tempo de Deus para cada coisa debaixo do céu (Ec. 3:1-10).
“Problemas devem ser resolvidos e não administrados”

6ª Atitude: Se relacionar com pessoas erradas
“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau”. Pv. 13:20. “Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento” Pv. 14:7. “O homem violento alicia o seu companheiro e guia-o por um caminho que não é bom” Pv. 16:29. “Espinhos e laços há no caminho do perverso, o que guarda a sua alma retira-se para longe dele”. Pv. 22:5.

As más ASSOCIAÇÕES afetam NEGATIVAMENTE o casamento, provocando muitos CONFLITOS entre o casal. Tudo por causa da LEI DA INFLUÊNCIA! Todo ser humano é um SER INFLUENCIÁVEL, portanto, é necessário se cercar de pessoas com CARÁTER CRISTÃO que agregue BONS VALORES para a FAMÍLIA. Quer PROTEGER seu casamento? Selecione melhor as suas amizades e os seus relacionamentos.
• Afaste-se de pessoas ÍMPIAS (Sl. 1:1-3).
• Afaste-se de FALSOS CRISTÃOS (I Co. 5:11).
• Conviva com CRISTÃOS cheios do Espírito Santo, do Amor e da Palavra de Deus!

7ª Atitude: Deixar de viver a vida comum do lar
“Maridos, vós igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça da vida, para que não se interrompam as vossas orações”. I Pe. 3:7.

Vivemos dias de muita AGITAÇÃO e CORRERIA, tendo de honrar muitos compromissos. Sendo assim, acabamos NEGLIGENCIANDO aquele TEMPO PRECIOSO junto à família. Existem casais que são dois ESTRANHOS dentro de casa; chegam só para tomar banho e dormir. Há TEMPO para todas as coisas: DORMIR – TRABALHAR – ESTUDAR – LAZER – IGREJA e também, o TEMPO da FAMÍLIA. Não NEGLIGENCIE jamais a CONVIVÊNCIA FAMILIAR. Lembre-se sempre:
“Não há SUCESSO que JUSTIFIQUE o FRACASSO da FAMÍLIA”.

8ª Atitude: Negligenciar o relacionamento sexual
“O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também semelhantemente a esposa ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim, a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência”. I Co. 7:3-5

A NEGLIGÊNCIA no RELACIONAMENTO SEXUAL abre BRECHAS para Satanás destruir o casamento. Descontentamento e insatisfação sexual deixa o casal VULNERÁVEL ao adultério. A MULHER ESTRANHA (O HOMEM ESTRANHO) esta a caça de CÔNJUGES insatisfeitos (Pv. 6 e 7). O texto é claro: Cada um conceda ao cônjuge, o que é devido a PLENA SATISFAÇÃO SEXUAL. “A falta de ENTROSAMENTO SEXUAL provoca terríveis conflitos entre o casal, podendo chegar até mesmo ao divórcio”.

9ª Atitude: Negligência a prática da oração e da meditação
“Orai sem cessar”. I Ts. 5:17. “Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Ef. 5:18-20. “Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria…”. Cl. 3:16.

Um casal cheio do ESPÍRITO SANTO, do AMOR de Deus e da Palavra de Cristo EXPERIMENTAM PROFUNDAS MUDANÇAS em seu CARÁTER, são curados em sua ALMA e conseguem DISCERNIR e VENCER as ASTUTAS CILADAS do diabo.

Ninguém pode oferecer ao cônjuge, aquilo que não tem!

Quem ORA e MEDITA regularmente APERFEIÇOA as NOVE VIRTUDES do FRUTO do ESPÍRITO: Amor – Gozo – Paz – Paciência – Domínio Próprio – Longanimidade – Benignidade – Bondade – Mansidão.
Como seria a CONVIVÊNCIA entre o CASAL que tem estas nove virtudes aperfeiçoadas em seu caráter?

10ª Atitude: Cultivar pensamentos e sentimentos malignos
“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. II Co. 10:3-5. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (nisto pensai)”. Fp. 4:8. “Segui a paz com todos… atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados”. Hb. 12:14-15.

Precisamos VIGIAR 24 horas por dia para não sermos ENGANADOS, nem MANIPULADOS pelo diabo em nossa mente.

PENSAMENTO é a MATÉRIA PRIMA usada pelo maligno para nos enganar – oprimir – seduzir e induzir ao erro. O casal precisa aprender a CONTROLAR seus pensamentos, levando CATIVO todo PENSAMENTO à Palavra de Deus.

O mesmo se aplica aos SENTIMENTOS, vigiando para não ACUMULAR mágoas e ressentimentos na alma, vivendo debaixo de OPRESSÃO MALIGNA: Confusão mental – Dúvida – Medo – Ansiedade – Baixa autoestima – Ciúmes e etc.
“Precisamos DESENVOLVER um NOVO PADRÃO de PENSAMENTO e de SENTIMENTO, gerados através da prática da ORAÇÃO e da MEDITAÇÃO sobre a Palavra”.

“O Espírito Santo Consolador esta pronto para ajudar o casal a vencer suas fraquezas, derramando do amor de Deus em seus corações. Para isso, basta se entregarem à prática das Leis Espirituais da Comunhão”.

Author Rodolfo

More posts by Rodolfo