Skip to main content

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32

“Há diversos textos bíblicos, que ressaltam a importância de se conhecer a VERDADE da Palavra de Deus, livrando-se da ignorância e da incredulidade”. 

(Sl. 119:130 – 107:20 – Prov.11:9 – Oséias 4:6 – Isaías 5:13-15 – Mateus 22:29)

“Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda verdade”. Jo.16:13

“Deus nos enviou a terceira pessoa da Trindade, para nos ensinar e guiar a toda a verdade, livrando-nos da ignorância e da incredulidade”. 

1ªVerdade: Deus nos ama de forma infinita, incondicional e imutável (João 3:16)

A maior força do universo é o amor Ágape de Deus. Ter ciência do quanto Deus nos ama e nos valoriza, apesar das nossas deficiências e falhas, nos liberta de toda opressão maligna, e transforma nossas vidas, dando-nos um forte senso de valor. 

“Jamais devemos cometer o erro, de tentar fazer com que Deus nos ame mais do que já ama, através de boas obras. O amor que Deus tem por nós, é infinito, incondicional e imutável. Deve crer nesta verdade e desfrutar desse amor, adorando a Jesus”. 

2ªVerdade: Jesus Cristo morreu na cruz em nosso lugar, para nos libertar do pecado, da culpa, da condenação e de todas as maldições (Gálatas 3:13-14)

A morte de Jesus na cruz, e a sua ressurreição dentre os mortos, consumou a obra redentora em favor de toda a humanidade, libertando-nos do pecado e de todas as suas consequências.

“Tudo já foi consumado por Jesus, através do seu sacrifício substituto na cruz do calvário, dando-nos uma completa e gloriosa salvação”. 

3ªVerdade: Tudo o que foi perdido, em decorrência da desobediência de Adão e Eva, Jesus Cristo conquistou para nós, por meio da sua morte na cruz do calvário (Romanos 5)

O plano original de Deus para os seres humanos, não incluía nenhum tipo de dor e sofrimento. Tudo era perfeito e maravilhoso, abençoando os seres humanos com o amor de Deus – a paz, o gozo, a saúde mental, emocional e física – toda sorte de provisão e a gloriosa presença do Pai Celestial. O pecado (a desobediência) fez com que perdêssemos tudo isto, trazendo toda sorte de maldições e sofrimentos. 

“Entretanto, Jesus Cristo (a semente da mulher e o verbo que se fez carne) veio a este mundo, pagou o preço pelos nosso pecados, restituindo tudo o que foi perdido no Éden”. 

4ªVerdade: Nenhum milagre e nenhuma bênção, se cumpre em nossas vidas, de forma automática (Romanos 10:8-10/1 Timóteo 6:12)

Precisamos praticar as leis espirituais da posse, crendo com o coração e confessando com a boca, a fim de tomarmos posse de tudo o que nos foi dado gratuitamente, por meio da obra redentora consumada por Jesus. 

“Muitos cristãos estão confusos, desanimados e até magoados com Deus, por não conseguirem desfrutar das bênçãos de Deus, em decorrência da falta do exercício da Fé sobre a Palavra. Para muitos, todo milagre e toda bênção, depende da vontade soberana de Deus”.

5ªVerdade: Deus nos proveu 4 coberturas espirituais, para vivermos protegidos contra toda seta maligna (Salmos 91) 

Quando nascemos de novo, aceitando a Cristo como Senhor e Salvador, fomos colocados por Deus debaixo de 4 coberturas espirituais: O sangue e o nome de Jesus – A Palavra da verdade e os poderosos Anjos de Deus. 

“Debaixo destas 4 coberturas, estamos protegidos e preservados contra toda sorte de malignidades. Devemos crer nesta verdade, e vivermos seguros”. 

6ªVerdades: O direito que o diabo tem sobre as nossas vidas, é o direito que nós mesmos damos a ele (Efésios 4:25-31 / 1 João 5:18)

Ao nascer de novo, fomos resgatados do poder das trevas, portanto, o diabo não tem poder sobre as nossas vidas. Entretanto, somos exortados por Deus, a não dar lugar (brechas/direito legal) ao diabo. 

“Nossa fé no sacrifício substituto de Jesus, nos colocou debaixo das coberturas de Deus. Nossa obediência à Palavra, nos conserva debaixo destas coberturas”. 

7ªVerdade: De Deus só vem boa dádiva e o dom perfeito (Tiago 1:17)

Deus não envia maldições e sofrimentos para ninguém. Dele só vem boa dádiva e o dom perfeito. Sua vontade é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2). 

“Muitos acreditam de forma errônea, que o sofrimento é enviado por Deus, a fim de nos provar e ensinar alguma lição. Entretanto, a Bíblia deixa claro, que de Deus só vem boa dádiva e o dom perfeito”. 

8ªVerdade: Existem 5 tipos (causas) de sofrimentos que afligem os seres humanos (Provérbios 26:2)

O propósito do diabo, é culpar a Deus por todo mal que acontece na terra, e que aflige os seres humanos. Entretanto, examinando atentamente as Escrituras, aprendemos que existem diversas causas de sofrimentos: Sofrer por falta de conhecimento acerca da verdade (Mateus 22:29 – Oséias 4:6) – Sofrer por resistir a Palavra de Deus (Hebreus 3 e 4) – Sofrer por duvidar da Palavra (Hebreus 11:6/3:19) – Sofrer por desobedecer às leis de Deus (Romanos 6:23/Ec.8:5) – Sofrer perseguição por amor a Cristo (Mateus 5:10/13:21/2 Timóteo 3:12). 

“Para não culparmos a Deus pelo que está acontecendo conosco, devemos examinar a verdadeira causa do sofrimento, nos arrepender e pedir perdão a Deus, para que Ele nos liberta da tribulação”.

9ªVerdade: O Espírito Santo veio habitar dentro dos nossos corações, a fim de realizar em nossas vidas, diversas obras e transformações (João 16:13)

Todo cristão precisa desenvolver uma forte consciência acerca da presença do Espírito Santo em seu coração. Maior é aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo (1 João 4:4). 

“O Espírito Santo, embora seja Deus onipotente, onisciente e onipresente, jamais irá forçar nada em nossas vidas. Todas as obras e transformações serão realizadas, na medida em que dermos lugar (condições favoráveis)”.  

10ºVerdade: Deus tem um plano/propósito específico para cada um de nós (Salmos 139:16)

Em razão da sua onipotência, onisciência e onipresença, Deus criou/estabeleceu para cada um de nós, um plano/propósito. Antes mesmo do nosso nascimento, Deus nos conhecia e estabeleceu um plano/propósito para cumprirmos. 

“Precisamos tomar uma forte decisão, de buscar conhecer e cumprir este plano/propósito, para que vivamos uma vida frutífera, e que agrada ao coração de Deus”. 

11ªVerdade: Deus nos criou à sua imagem e semelhança, para sermos administradores do nosso livre arbítrio (Deuteronômio 30:15-20). 

Todos nós fomos criados por Deus, dotados com a capacidade de pensar, refletir e tomar nossas próprias decisões. Muitos não compreendem, nem aceitam, o fato de Deus respeitar nossas próprias decisões. Acreditam que tudo o que acontece com eles, é fruto da vontade soberana de Deus.   

“Deus nos deu a responsabilidade e a tarefa, de sermos administradores do nosso livre arbítrio. Portanto, cada decisão que tomamos, produzirá uma ou mais consequências, afetando diretamente nossa qualidade de vida”.     

12ªVerdade: Muito em breve, Jesus Cristo virá arrebatar a sua igreja/noiva levando-a para o paraíso (João 14:1-3). 

O arrebatamento da igreja/noiva de Cristo foi prometido na Bíblia Sagrada há dois mil anos. Muitos sinais já se cumpriram, e outros estão se cumprindo, deixando claro a todos nós, que a qualquer momento, as trombetas vão soar, e os cristãos convertidos a Cristo, serão arrebatados para estarem para sempre com o Senhor (1 Coríntios 15:50-59/1 Tessalonicenses 4:13-18) 

“Precisamos viver em constante comunhão e vigilância todos os dias, para não sermos pegos de surpresa, no glorioso dia do arrebatamento dos santos”.

O que você fará com cada uma destas verdades?

Vai meditar sobre elas atentamente, ou amanhã as esquecerá? 

Que Deus abençoe a todos, vivificando esta Palavra em vossos corações.

Author Rodolfo

More posts by Rodolfo